quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Volume de chuvas em MG não ameaça reservatório em SE


Aracaju (10) – Apesar do grande volume de chuva registrado nos últimos meses no estado de Minas Gerais, onde 116 municípios já decretaram situação de emergência, a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (CHESF) garante que o acúmulo de água no reservatório de Sobradinho (MG) – o maior da região – está a apenas 50% de sua capacidade.
Como as barragens estão interligadas e funcionam de maneira sincronizada, a defluência que ocorrer (se ocorrer) em Minas Gerais pode atingir Sergipe (Xingó). Mas esta hipótese foi totalmente descartada pela firma.
Segundo o superintendente da companhia em Pernambuco, João Henrique Franklin, as chuvas concentradas no Alto São Francisco são consideradas normais e até esperadas para garantir o abastecimento de água e energia elétrica durante o período de estiagem – de maio a novembro. “Mesmo assim estamos monitorando os reservatórios”, assegurou.
Em novembro passado a CHESF emitiu o primeiro aviso de volume máximo de água armazenada atingida nos reservatórios de Três Marias (MG), Sobradinho (MG) e Itaparica (BA). A consequência da variação do rio São Francisco pode acarretar desde a inundação da bomba de captação de água para as plantações à falta de água em determinadas regiões.
JornaldaCidade.Net
Wilma Anjos – Portal JC

Nenhum comentário:

Ações do Governo Federal.

  1- Liberado o tráfego de veículos na travessia superior do viaduto do Gancho do Igapó. Com a liberação parcial do viaduto, não será...