terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Hospital de Propriá registra 1.040 atendimentos em apenas seis dias


Entre os dias 17 e 22 de fevereiro, período de festas carnavalescas, o Hospital Regional de Propriá São Vicente de Paula superou estimativas ao realizar 1.040 atendimentos nas especialidades clínica, pediátrica, obstétrica e cirúrgica. Um número que, além de satisfatório, implica em menos de 1% de transferência de pacientes para outras unidades gerenciadas pela Fundação Hospitalar de Saúde (FHS).

De acordo com dados levantados pela equipe gestora da unidade, entre às 19h do último dia 17 e às 7h do dia 22 de fevereiro, a unidade totalizou 640 atendimentos clínicos, 302 pediátricos, 17 obstétricos e 30 cirúrgicos. Destes, foram registradas apenas oito transferências em função da necessidade de um atendimento mais especializado.

“Após o levantamento de dados, comemoramos o alto índice de resolutividade dos casos durante as festas momescas, justificado no compromisso dos profissionais, na presença da equipe gestora nos plantões e na disseminação do conceito de rede que em muito favorece a corresponsabilização”, assegurou o superintendente do hospital, Adelmo Alves.

Segundo o superintendente, embora a maior parte dos casos tenham sido solucionados na própria unidade de saúde, as transferências mais comuns se deram em função da ocorrência de alguns acidentes de trânsito. “Durante o feriado de carnaval, o Hospital Regional de Propriá recebeu nove pacientes vítimas acidentes de carro, 29 de moto, além de uma vítima de arma de fogo e quatro de arma branca. Ao atentarmos para a gravidade dos casos, agilizamos, conforme recomendação médica, as transferências”, acrescentou.

Maternidade

O Hospital Regional de Propriá, unidade que atende mensalmente cerca de 5.200 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), já é referência no município em virtude da efetivação do funcionamento do centro cirúrgico-obstétrico e da nova ala de internamento materno-infantil. A disponibilidade de tal infraestrutura viabilizou a realização de 28 atendimentos na maternidade durante o carnaval, entre eles, 11 de partos normais e três de partos cesáreos.

Durante o período, também aconteceu o nascimento de gemelares na unidade. Os recém-nascidos do sexo feminino foram concebidos na manhã do dia 23 de fevereiro pela moradora do município de Santana do São Francisco, Mariana dos Santos.

 “Através da implementação da reforma sanitária em Sergipe, o Hospital de Propriá passou a dispor, em dezembro de 2011, de três salas cirúrgicas, duas delas destinadas a partos cesarianos. Além dessas, a nova ala materno-infantil, que conta com um total de 15 leitos, sendo 12 deles de alojamento conjunto, ou seja, para mães e recém-nascidos. Já os outros três são para o pré-parto. A equipe médica de plantão é composta por obstetras, neonatologistas, cirurgiões e anestesiologitas”, ressaltou ainda o superintendente Adelmo Alves.

Em apenas dois meses de funcionamento do centro cirúrgico-obstétrico e da nova ala de internamento materno-infantil, o Hospital de Propriá já registrava 156 avaliações a gestantes e 62 partos, sendo 57 normais e cinco cesarianos. Desse número de bebês nascidos, 20 são de Propriá e o restante de municípios da região e de algumas cidades de Alagoas, o que representa o atendimento de uma reivindicação antiga por parte da população propriaense.


Fonte/Autor: Faxaju.com.br

Nenhum comentário:

Ações do Governo Federal.

  1- Liberado o tráfego de veículos na travessia superior do viaduto do Gancho do Igapó. Com a liberação parcial do viaduto, não será...