sábado, 28 de abril de 2012

Tucano provoca juventude a checar "mentiras dos políticos"

Participe da política. Confronte!
* Por Wesley Goggi

É cada vez maior a descrença das pessoas, e especialmente dos jovens, nos políticos. A sucessão de desmandos e escândalos do atual governo parece levar alguns a acreditar que todos são iguais, ou que o problema "é o sistema". A quantidade de partidos existentes no nosso país também não ajuda, dando ao processo político uma aparência de "sopa de letrinhas" na qual não se distingue bem um partido do outro.

Entretanto, é importante notarmos que há um conjunto de mudanças sociais e tecnológicas que está começando a ter um impacto muito positivo na nossa democracia. Hoje, é possível cobrar diretamente um político pelas redes sociais, e denunciar qualquer prática irregular usando também a internet. A comunicação é mais rápida e eficiente, e os políticos estão sendo obrigados a entrar também nesse ritmo.

Mesmo nas cidades menores, que podem ainda guardar características do antigo coronelismo, os novos ventos já começaram a soprar. O acesso cada vez maior à tecnologia da informação fortalece a democracia e coloca em risco candidaturas estruturadas unicamente em caudilhismo, apadrinhamento, tráfico de influências e até mesmo na compra de votos. Assim, a mobilização coletiva ganha força. As mentiras dos políticos podem facilmente ser checadas e desmentidas publicamente. Isso é fundamental para a democracia, pois não há verdade sem democracia nem democracia sem verdade. Prometer sem ter a ideia de como fazer ou pagar a conta é apenas demagogia.

As novas tecnologias estão colocando mais poder na mão do cidadão comum, e os jovens começam a perceber isso. Praticamente qualquer celular hoje pode tirar a foto de uma obra abandonada, ou de uma propaganda eleitoral irregular, e colocá-la na internet em segundos. E esses podem parecer atos pequenos, mas se forem transformados em práticas cotidianas podem realmente mudar a conduta dos políticos.

A internet também facilita muito comparar o trabalho de candidatos, pesquisar suas trajetórias, além de questioná-los diretamente sobre temas que interessam. Por meio dela também é possível encontrar outras pessoas que compartilham das mesmas preocupações que você, e quem sabe criar uma mobilização que vá das telas para as ruas. Por que não, então, dar uma chance para a política e, do seu jeito, buscar se informar sobre ela? Para poder votar nas eleições desse ano, todos os jovens de 16 anos ou que completem até o dia 7 de outubro devem se dirigir ao cartório eleitoral mais próximo, até o dia 9 de maio, levando consigo carteira de identidade ou certidão de nascimento e comprovante de residência. A hora é agora! Para melhorar a política há somente um remédio: participar dela, assumindo a sua responsabilidade como cidadão.

*Wesley Goggi, é Secretário Nacional de Juventude do PSDB

Nenhum comentário:

Ações do Governo Federal.

  1- Liberado o tráfego de veículos na travessia superior do viaduto do Gancho do Igapó. Com a liberação parcial do viaduto, não será...