quinta-feira, 24 de maio de 2012

Eduardo Amorim: “Solução da seca passa pelo Canal de Xingó”


O senador Eduardo Amorim (PSC-SE) reafirmou sua preocupação com a estiagem que aflige milhares de sergipanos. O senador concedeu entrevista na manhã desta quarta-feira, 23, para a Rádio Comunitária de Nossa Senhora da Glória – Boca da Mata - direto do gabinete em Brasília. “A região do semiárido nordestino precisa ser priorizado. Observamos esse sofrimento anualmente e as soluções não atendem as necessidades com eficácia. É preciso investimentos estruturantes para que os projetos de irrigação e as políticas de crédito agrícola possam alavancar o desenvolvimento”, disse Amorim.


"Um dos municípios mais atingidos é Poço Redondo, o gado está morrendo e o povo submetido a uma situação de grande dificuldade; já em Canindé do São Francisco a situação não é a mesma graças aos recursos da própria prefeitura, que tem distribuído quatro mil carradas de água, por mês, para o consumo humano, quanto animal", disse o senador. Eduardo Amorim informou ainda que, além de ações emergenciais e pontuais de ajuda do governo federal, o semiárido precisa de "ações efetivas e perenes" para que os efeitos negativos da seca sejam reduzidos ao mínimo possível.

De acordo com o senador, a situação da seca no Nordeste, especialmente no sertão sergipano, ainda preocupa toda a sociedade. Ele informou que os municípios convivem com a estiagem mais longa dos últimos 40 anos. “São 29 municípios que sofrem com a severa estiagem, 18 destes em situação de emergência. As informações não são nada agradáveis, já que 103 mil sergipanos estão sem plantar e colher por causa da estiagem, com isso a safra está castigada e não há pasto”, apontou o senador.

“As medidas não podem ser paliativas. Se quisermos um país sem miséria, devemos lembrar-nos desse grave problema nacional. Legislamos por um Brasil mais justo e desenvolvido e não podemos cruzar os braços diante da inevitabilidade da estiagem”, reafirma Eduardo Amorim.

Canal Xingó

Amorim destacou que o problema pode ser sanado com a estruturação do Projeto do ‘Canal Xingó’ que visa o aproveitamento múltiplo de recursos naturais em terras dos municípios de Canindé do São Francisco, Poço Redondo, Monte Alegre e Nossa Senhora da Glória. “A ser instalado em região semiárida, notoriamente carente de recursos hídricos, o Canal de Xingó deverá ser concebido para atender de forma integral a população e as empresas estabelecidas em sua área de influência”, informou o senador.


Nenhum comentário:

Ações do Governo Federal.

  1- Liberado o tráfego de veículos na travessia superior do viaduto do Gancho do Igapó. Com a liberação parcial do viaduto, não será...