domingo, 28 de outubro de 2012

Conteúdos de Geografia mais cobrados na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias do ENEM





1. Agricultura

Dentro deste tema estão assuntos como reforma agrária e problemas de distribuição de terra, extrativismo predatório, agronegócio, agropecuária, fome e subalimentação no Brasil e América Latina, e possíveis impactos sociais da agricultura como, por exemplo, o êxodo rural. Ao falar de agricultura ou agronegócio no Enem a questão provavelmente terá um texto introdutório com maior número de linhas, sendo cobrada do aluno boa interpretação de texto. Uma dica é tentar transformar o enunciado em uma alternativa correta.

2. Aspectos Socioeconômicos

São cobrados assuntos como desemprego, migração, mortalidade infantil, natalidade, indicadores de saúde, índice de desenvolvimento humano (IDH) e dados sobre a população, como crescimento e envelhecimento. Gráficos e tabelas aparecem especialmente nestas questões. É necessário prestar atenção diretamente na tabela e não apenas nas alternativas, identificando nela quais são as informações necessárias para responder a questão.

3. Desenvolvimento e Impactos Ambientais

Questões sobre problemas ambientais como o desmatamento, efeito estufa, enchentes, recursos hídricos, petróleo, poluição, a usina hidroelétrica de Belo Monte, lixo e energia também são muito frequentes. Esses assuntos costumam estar relacionados com biologia. Para se ter uma ideia, no mapeamento feito pela Gazeta de Propriá dessa matéria, as questões de ecologia ficaram em segundo lugar. Para 2012, indicamos assuntos como a Rio +20 e o código florestal com possibilidades de serem cobrado pelo exame.

4. Geopolítica

Os tópicos cobrados no Enem sobre geopolítica estão normalmente relacionados a algum contexto histórico apresentado no enunciado da pergunta. Assuntos como globalização, terrorismo, petróleo e guerras, MERCOSUL, união de livre comércio entre países da América Latina, primavera árabe e as FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) costumam cair com frequência. O candidato deve procurar informações em sites de jornais, noticiários e mudanças geopolíticas recentes nos mapas, como por exemplo, a questão do novo país africano, Sudão do Sul, e a ONU (Organização das Nações Unidas), pois as pessoas que desenvolvem a prova costumam trabalhar muito com a atualidade. Além disso, indicamos assuntos como as eleições presidenciais nos EUA, ditadura militar no Brasil e a Comissão da Verdade, o populismo, trabalho escravo no estado de São Paulo e a imigração de haitianos para o País como grandes candidatos para serem cobrados no exame.
Independente do tema apresentado nas questões é a capacidade de interpretação de texto do aluno que irá indicar o seu sucesso. A análise de tabelas, textos e mapas é muito frequente. O Enem costuma avaliar as habilidades e competências do aluno, não apenas conteúdos, pois é uma prova voltada para o ensino médio e não funciona como os vestibulares tradicionais.

Nenhum comentário:

Ações do Governo Federal.

  1- Liberado o tráfego de veículos na travessia superior do viaduto do Gancho do Igapó. Com a liberação parcial do viaduto, não será...